segunda-feira, 4 de julho de 2011

Energia em movimento! Como é feito o transporte de energia no Brasil!

As linhas de transmissão possibilitam a troca de energia entre todas as regiões do país
Tão necessário quanto a produção de energia elétrica é o seu transporte até os centros consumidores. Justamente por isso, as linhas de transmissão são tão importantes para a Eletrobras.
 As empresas Eletrobras são responsáveis por mais de 59 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que corresponde a mais da metade de toda a rede do Brasil.
Para garantir que a gigantesca teia de transmissão do país – a maior da América Latina – opere sem problemas, é necessário um pesado trabalho de manutenção. A primeira etapa é feita por meio de inspeção visual. Usando motos, carros, helicópteros e aviões, a equipe responsável percorre todo o trajeto da linha, verificando suas condições. Com base nisso, um relatório é elaborado e enviado para a equipe de manutenção para que sejam feitas as reparações necessárias.
 Para tornar esse trabalho ainda mais ágil, pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Eletrobras Eletrosul, desenvolveram um protótipo de vibrógrafo. Esse aparelho mede o quanto as vibrações eólicas afetam as linhas de alta tensão. Com as informações obtidas por ele, é possível prever quando há a chance de ruptura nos cabos e, antes que isso ocorra, já acionar a equipe de manutenção.
 Esse protótipo de vibrógrafo usa baterias recarregáveis via indução magnética, isto é, capazes de retirar energia do cabo em que o aparelho está instalado, o que garante uma maior autonomia de funcionamento. Outra vantagem é a transmissão online de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário